Potencializando seu trabalho com Inteligência Artificial

Dicas de IA que mudam o jogo: ChatGPT e Gemini, NotebookLM e Manus

Olá, pessoal! 👋

Na última All Hands da Bússola, onde eu trabalho atualmente como Head of Growth Marketing, tive a chance de apresentar um tema que está em alta no nosso dia a dia: como usar Inteligência Artificial na prática, de forma simples e com resultados expressivos. Foi ótimo ver que há uma galera testando igual eu estou fazendo, criando coisas como apps, sites, imagens, vídeos, textos e por aí vai, muito massa!

Então pensei em criar esse post aqui para compartilhar o que falamos, dicas levantadas, produtividade e tudo mais. Simbora?


🧠 1. IA é sobre produtividade real

Antes de tudo: não sou um “especialista em IA”. Sou um curioso apenas kk 😄. Comecei a usar porque como profissional de marketing em ambientes de crescimento acelerado como startups, precisava ser mais ágil, pensar mais rápido, ampliar as dimensões das minhas habilidades, portanto a IA de fato virou minha aliada diária, para diversas tarefas que economizam meu tempo, me treinam, me ajudam a desenvolver raciocínios, me agiliza tarefas manuais e por aí vai. E, francamente, funcionou!

Na verdade, a IA se tornou peça fundamental em um time de marketing por exemplo, então falando já especificamente do âmbito profissional, a IA vive na rotina do time pra criar levantar ideias, sugerir calendários, agilizar apresentações, briefing, construção de textos, copy e cada vez mais para criação de imagens e vídeos, dados e relatórios, planejamento, viés tático e já está ganhando força em outros setores também (eu imagino) como CS, vendas, produto, e por aí vai. Acredito que isso nos empurra (quase que obrigatoriamente) a precisar se tornar um engenheiro de prompt – que pelo que percebi, já é uma carreira/trabalho em alta em países como EUA onde a inovação tecnológica é super, ou a mais veloz.

De qualquer modo, a IA é uma coisa que está bem acessível, com ferramentas grátis oferecendo a oportunidade de utilizarmos delas para acelerar nossas tarefas no trabalho e todo mundo já pode ter contato com isso principalmente em âmbitos profissionais. Ela está mudando a forma de trabalhar na prática , e as possibilidades são infinitas – inclusive ela te ajuda a pensar até em âmbitos que você ainda não pensou (kk). É importante abraçar essa tecnologia e “brincar” com ela, pois não tem como aprender sem experimentar e explorar.


⚙️ 2. Ferramentas que estou usando (e como)

Vamos pra prática. Aqui está o diferencial. Algumas das ferramentas que uso no dia a dia e por que vale a pena testá-las:

  • ChatGPT “Pro” – Apesar de ser a ferramenta IA “arroz com feijão”, ela ajuda demais a pensar temas, aprofundar ideias, fazer investigação, coletar notícias, validar visões, criar planos e por aí vai. Nunca ela é 100% o formato final do trabalho, mas ela ajuda demais a elencar caminhos para se pensar e/ou formatar. OBS: Imagens ilustrando as dicas, abaixo.
    • Use os diferentes tipos de “linguagens / raciocínios” dependendo da sua demanda, ou seja, se quer só conversar vá no simples, se precisar fazer pesquisas aprofundadas vá em reflexão avançada, se precisa criar imagens etc vá nos o4 e por aíva vai. Já começa aí a complexidade da interação humano-IA.
    • Use a parte de configurações do seu ChatGPT – pesquise antes algumas boas práticas de uso do GPT como respostas sugeridas, formatos de respostas, visão mais crítica ou mais criativa, e por aí vai, e preenche isso nos campos de CONFIGURAÇÕES do seu ChatGPT onde está o botão PERSONALIZAR o GPT. No meu caso eu coloquei infos sobre como quero minhas respostas ou seja, bem críticas, com bastante informação, com fomento de diversos pontos de vistas, então sempre que o GPT interage comigo, ele já leva em consideração isso. Lembre de mudar caso entenda que está enviesando demais o GPT.
    • Use os diferentes tipos de tarefa caso precise. O botão de FERRAMETNAS do GPT ajuda com isso.
    • Explore a aba GPT (canto esquerdo do menu do GPT) onde várias pessoas criam GPT já com conhecimento específico de milhares de temas gerais do mundo. Essa dica é importante demais pois há GPTs extremamente treinados já com informações valiosas e feitos com prompts sob medidas, o que ajuda demais você a ter respostas assertivas e de alta profundidade.
    • Mande o GPT criar canvas divididos para cada ideia, cada parágrafo, cada capítulo, e vá criando uma “pilha” de arquivos canvas de documentos ou códigos (como arquivo 1 para html, arquivo 2 para css, e por aí vai), dividindo a IA e ajudando ela a se manter “direcionada”.
    • O GPT tem lançado os CONECTORES que fazem ferramentas externas e bancos de dados externos se conectarem nativamente com o ChatGPT, dando a opção de você explorar essas fontes conversando com o GPT (algo realmente bacana), e já temos o Hubspot por exemplo como fonte para brincar com os dados da sua conta, apenas conversando com o GPT (ele usa a investigação profunda – deep research – para olhar dados do hubspot e trazer visões, relatórios, ideias, baseado nos dados da sua conta hubspot – incrível).
    • Para usar a IA de modo profissional e ter boas respostas e boa profundidade no conteúdo gerado, você precisa de boas entradas/prompts que guiarão a IA/robô. Para isso use o próprio GPT para gerar prompts, através do GPT customizado (afinal de contas o ChatGPT tem uma aba de Custom GPT específico para se criar GPTs com conhecimentos específicos – como dito anteriormente), então use GPTs como Prompt Engineer que cria prompts profissionais a partir da sua missão, ou seja, se precisa de um texto pro LinkedIn, peça para o PROMPT GENERATOR gerar um prompt de um GPT expert em LinkedIn posts para tal público com tal ideia, ele fará um prompt super robusto que você pode criar um CUSTOM GPT desse prompto robusto e ter ele pra sempre trabalhando por você, ou usar direto numa nova conversa do GPT – faz toda a diferença uma resposta de IA com um prompt profissional e um prompt escrito da nossa cabeça direto.
Diferentes tipos de Modelos do ChatGPT
Diferentes tipos de Modelos do ChatGPT
Botão Personalizar GPT é muito importante
Botão Personalizar GPT é muito importante
Botão Ferramentas do ChatGPT
Botão Ferramentas do ChatGPT
Área GPT do ChatGPT é um dos pontos mais importantes da IA
Área GPT do ChatGPT é um dos pontos mais importantes da IA
ChatGPT e Hubspot por exemplo, agora se conectam no Conectores do ChatGPT
  • Gemini Pro (Google) Utilizo amplamente para criar textos e posts – as vezes sai melhor que o GPT – que nem é tão bom para escrita de artigo mesmo – há melhores (não testei uns dedicado pra isso, mas talvez Claude, Grok, DeepSeek ou Perplexity podem ser melhores que GPT e tudo mais – é que nunca explorei eles no PRO, só no grátis onde fica tudo muito similar pois usam todas as mesmas tecnologias mais baratas de IA digamos assim), gerar vídeos – começou agora com o Veo3, revisar conteúdo e, o mais interessante: deep research – que também tem no GPT e outros, mas no Gemini está bem interessante (ele depois de formatar o resultado, te fornece rapidamente botões para criar SITE sobre o conteúdo, criar infográfico, criar áudio, criar quiz e por aí vai – tudo em formatos incríveis nativos do Gemini). também tem os Gems , que são iguais os Customs GPTs da aba GPTs do ChatGPT, então você pode usar Gems já prontos ou criar algum novo com suas instruções para ele ser um chatbot ou um chat direcionado com suas fontes e conhecimentos, com instruções.
    • Gemini PRO também tem aprofundado a interação entre nossas buscas no Google com respostas direcionadas. O Gemini Pro, que aqui é pago pela nossa própria empresa, o que é ótimo por nos permite bons usos do Deep Research – pesquisa aprofundada que é um nível de inteligência mais avançado – isso é bom pois as IAs cobram caro para usar o deep research – no GPT no plano FREE há apenas 5 usos no Mês inteiro de grátis, e mesmo no plano PRO, após usar muitas vezes, ele te coloca num modelo menos aprofundado – mais leve digamos assim. Gemini PRO também gera vídeos, inclusive alguns já foram utilizados em nossas redes sociais pois está rápido e fácil de manipular, mas ainda sem um editor interno que deve ser o próximo passo das IA, implementar um photoshop e um capcut direto na interface das IA para irmos criando, editando e possivelmente publicando via API nossos criativos.
  • Notebook LM (também do Google) Essa aqui é excelente! Ao inserir PDFs, documentos ou transcrições de reunião, ele me fornece um resumo fiel, cria mapas mentais, sugestões de copys, briefings e até podcasts – tudo ULTRA fiel as fontes – ele não inventa coisas ou fala algo fora do escopo. O melhor: é possível compartilhar com a equipe e todos interagem com o mesmo acervo – então de fato é o famoso “banco de dados com IA” que se alimenta das fontes que vamos inserindo ali. O NotebookLM só trabalha com o que você alimenta, sendo ultra rigoroso com a fonte. Ele é ideal para trabalhar com dados autênticos. Ele também permite personalizar a geração de áudio, definindo tom e tema, e pode resumir vídeos do YouTube a partir do link, transcrevendo a fala e extraindo a essência. Apesar de suas qualidades, ele tem limitações de fontes (300) , não aceita planilhas Excel ainda eu acho (mas PDFs sim) , e tem limite de caracteres por envio de mensagem. É uma ferramenta especializada em criar banco de dados de informações e usar a IA para rapidamente falar e aprofundar assuntos relacionados – bom para transcrever calls, colocar nesse repositório, e consultar diversas visões tempos depois.
  • ManusLink para se registrar – Essa aqui é diferenciada: ela funciona realmente como um “Agente IA”, de modo que trabalha MESMO por você. Você atribui uma tarefa e ela fica trabalhando, investigando, busca informações na internet, arquivos, código, o que for e depois disso dá uma resposta. Ela demora as vezes mas uma hora ela te retorna com uma entrega – é incrível. Mas ela é cara pois toda interação com ela é um “deep research” digamos assim, então necessita de muito processamento etc. Mas de todas, é a que mais chega em profundidade, assertividade, desempenho de criação de slides não tem igual, e websites também achei absurdamente bom.

💡 3. Dicas de ouro que compartilhei

Apenas de muitas dicas, abaixo segue as dicas mais valiosas que compartilhei no All Hands que teve agora em junho/2025, e já salve nos favoritos:

  • Use IA para estruturar e não só para escrever. Precisa montar uma apresentação, um projeto, um plano? Comece definindo o escopo com IA. Isso economiza esforço mental e tempo. A IA pode gerar 10 a 20 slides de maneira rápida e ultra organizada. Para slides, use o Manus IA. Link para se registrar.
  • Divida seus canvas por partes. Um conteúdo muito longo em um só Canvas pode travar. Divida-o em capítulos, tópicos, partes. Assim, ele se torna modular e muito mais leve.
  • Use fontes reais quando precisar de precisão. O Notebook LM só trabalha com o que você alimenta — ideal para trabalhar com dados autênticos (como editais, pesquisas, reuniões).
  • Peça para IA criar o seu prompt! Sim, você pode pedir: ““Ajude-me a montar o melhor prompt para X”. Isso muda o jogo. A própria IA pode gerar prompts com boas práticas e estrutura coerente. Quanto mais estruturado for o seu prompt, melhor será o resultado.
  • Faça testes brincando. Crie imagem, vídeo, áudio, site. Explore mesmo. O uso “sério” vem depois da fase de exploração. Brincar com a IA ajuda na experiência e as possibilidades são infinitas.

🧠 4. O que isso muda no dia a dia? (com dado quantitativo)

Tudo, de fato. Com a IA entrando no fluxo, obtive os seguintes ganhos:

  • Faço planejamentos com muito mais velocidade.
  • Destrincho visões em diversos pilares e guio taticamente as ações e times.
  • Tiro dúvidas rapidamente.
  • Crio repositórios de conhecimento que nos ajudam em brifagens.
  • Velocidade na criação de copys, comunicações em geral.
  • Debater ideias e aprofundar nuances.
  • Capacidade de testar mais (e errar mais rápido também).
  • E o mais importante: deixei de perder tempo com tarefas operacionais que não geram valor direto – muitas vezes pensando muito sobre como e onde seguir, e as vezes um GPT que me ajuda a gerar mapas mentais, matriz de priorização e ações como essas me agilizam no ganho de tempo absurdamente.

Desde que passei a adotar essas ferramentas, tanto GPT como falei, mas também o NotebookLM para acervos de conhecimentos, resumos, o Gemini para canvas de planejamento, o Manus para criação de apresentações/slides (link para o Manus), meu ganho de produtividade foi notável. Estimo uma economia de pelo menos 40% do tempo antes gasto em tarefas como planejamento de conteúdo, formatação de apresentações e criação de briefings. Isso representa dias economizados por mês que hoje são redirecionados para fomentar projetos, estratégia, análises e testes de iniciativas. O retorno sobre o investimento (ROI) da IA vale muito a pena, pois falamos de tempo economizado que cada vez mais é uma moeda cara.


⚠️ 5. Riscos e desafios da IA: o outro lado da moeda

Agora rapidamente vamos falar do “outro lado da moeda” nas IAs. Elas ajudam são legais, mas precisamos ter um uso consciente e saber com o que estamos mexendo.

Para ter vocês terem ideia, já se percebe no planeta o aumento de 4000% no uso energético que com certeza impactará no nosso “uso consciente” de água, luz, etc. Uma interação com IA pode “custar” praticamente 10 copos da água se for numa resposta aprofundada. Dito isso leve em consideração o uso da IA como algo que de fato fará sentido na sua vida, e não usar como “deixar a torneira da água ligada lá na cozinha”, entende?

Agora indo para outro lado do “por trás das IA”, tome cuidado durante a interação com ela também, ou seja, nem tudo são flores no uso da IA, veja abaixo alguns problemas que podem surgir:

  • Viés e alucinação: Modelos como GPT e Gemini podem reforçar vieses existentes ou até inventar dados (especialmente quando mal instruídos).
    • Solução: Pesquisa e valide as respostas. Ainda sim precisará ler, ajustar, entender tudo que foi dito pela IA. Se você não faz isso, contrate ou peça ajuda de alguém para fazer, é importante.
    • Também pode resolver isso com o uso de ferramentas como o NotebookLM, que responde exclusivamente com base em fontes que você define, reduz significativamente esse risco.
  • Custo: Soluções mais profundas e personalizadas (como deep research e agentes com múltiplas tarefas) têm custo elevado.
    • Solução: Use com moderação e dedique investimento caso realmente use para criar pesquisas, artigos, códigos e apps mais robustos e por aí vai.
  • Confiabilidade na continuidade: Algumas soluções ainda estão em estágio beta e com limitações de volume, a IA é recente e já evoluiu muito, muito rápido, então vá com calma, entendendo tudo que está sendo lançado e aproveitando esse momento “raro” na humanidade. Exemplo da inovação é o próprio GPT que em pouco tempo já se transformou (e melhorou) muito, mas o NotebookLM (aumentou limite de fontes, novos formatos, audio melhor etc.).
    • Solução: Diversificar a adoção de IA para não depender de uma única ferramenta. É importante entender que cada ferramenta é especializada para uma solução específica e tem suas limitações – além disso, sempre coloque alguém para manusear a IA, ela precisa de alguém super treinado para guiar ela.

🔎 6. Fontes externas e validações


💬 7. Prompts reais que uso (e recomendo)

Nesse tópico eu reforço o uso da IA para gerar os seus prompts, principalmente o Prompt Engineer GPT CUSTOM https://chatgpt.com/g/g-5XtVuRE8Y-prompt-engineer pois ele realmente elabora prompts que fornecem respostas da IA altamente eficientes.

Link -> https://chatgpt.com/g/g-5XtVuRE8Y-prompt-engineer

Prompt Engineer realmente ajuda na criação de prompts que geram respostas altamente eficientes na IA
Prompt Engineer realmente ajuda na criação de prompts que geram respostas altamente eficientes na IA

🚀 8. Como começar hoje (checklist prático)

Use as IAs grátis ou assine as ferramentas:

📂 Suba suas fontes e explore ideias:

  • Crie prompts diversos pedindo para ser expert em marketing ou em dev ou em CS, vendas, ou até mesmo em psicólogo, professor, nutri, coach, etc.
  • Coloque PDFs, transcrições de reuniões ou documentos do Google Drive.
  • Converse em audio caso seja mais fácil para você.
  • Peça para gerar gráficos ou infográficos.

🧠 Teste prompts para mesma ação:

  • Peça prompts de diferentes experts mas para debater o mesmo tópico.
  • Peça prompt de um expert em marketing e outro em expert em projetos e startups, e combine ambos para ir debatendo tarefas, ideias, e aumentar seu leque de visões e contribuição.

💬 Sempre crie seu próprio GPT personalizado:

  • No ChatGPT ou Gemini (Gems), clique em “Explorar GPTs” > “Meus GPTs” e insira instruções detalhadas. Você pode adicionar instruções super elaboradas e conhecimentos específicos em PDFs e prompts profissionais para que o GPT seja mais direcionado e sempre que você interagir com ele, ele já ter o conhecimento previsto anteriormente, entende?. Isso é ideal para otimizar processos e ter um diálogo preparado para ajudar em áreas específicas, como comunicação de LinkedIn, ou vendas, ou CS, ou marketing de social media, ou marketing de performance etc.

🗣️ Compartilhe com o time:

  • Alguns GPTs já dá pra compartilhar entre times, depende o plano. No NotebookLM é possível então dá de dividir seus GPTs, Canvas e acervos com colegas via links ou espaços colaborativos. Assim, o time inteiro usa o mesmo banco de dados e tem as mesmas diretrizes.

Curtiu até aqui? 👊 Obrigado. Vamo que vamo! #marketing #IA #produtividade #conteúdo


✅ 9. Passo a Passo

Próximos passos para você: um checklist prático

  1. Familiarize-se com uma ferramenta

    Escolha uma das IAs mencionadas (Gemini Pro, NotebookLM, ChatGPT com Canvas, Manus) e dedique-se a explorá-la.

  2. Experimente com prompts gerador pela IA de Gerador de Prompts

    Comece com os prompts gerados profissionalmente e adapte-os às suas necessidades do dia a dia.

  3. Incorpore no seu fluxo de trabalho:

    Identifique uma tarefa repetitiva ou que consome muito tempo e tente automatizá-la ou otimizá-la com a IA.

  4. Crie seu próprio GPT personalizado:

    Aproveite a funcionalidade de criação de GPTs para construir um assistente sob medida para suas tarefas específicas, alimentando-o com seu próprio conhecimento.

  5. Compartilhe e aprenda com a equipe:

    Use as IA que consegue compartilhar o conhecimento entre times, pra todo mundo usar juntos.

❓ 10. FAQ – Perguntas Frequentes

A IA é universal e resolve todos os problemas?

Não. Cada IA, ou modelo, é especializada em uma função ou análise específica. Elas são ferramentas potentes, mas não universais. É como um ser humano: cada um tem suas especialidades.

Como posso garantir que a IA não “invente” dados ou informações?

Utilize ferramentas que trabalham com fontes definidas por você, como o NotebookLM. Ele é ultra rigoroso com o que você alimenta e informa se não encontrou a informação na fonte.

O custo das ferramentas de IA é muito alto?

Algumas soluções mais profundas podem ter um custo elevado, mas o retorno sobre o investimento (ROI) vale a pena. O tempo que se economiza no dia a dia com a automação de tarefas operacionais paga o custo da ferramenta.

É possível personalizar a forma como a IA responde?

Sim. Ao criar prompts, você pode instruir a IA a ter um tom específico, como um consultor motivador , ou até personalizar a geração de áudio. A estrutura do prompt é fundamental para o resultado.

A IA pode ajudar além do trabalho, no dia a dia pessoal?

Com certeza! A IA pode auxiliar em diversas áreas, como receitas, dicas de academia, ou até para hobbies como jogos, as possibilidades são infinitas.

Por que a IA é tão importante e por que devo começar a usar agora?

A IA já é uma revolução em termos de produtividade e otimização de tempo. Ela está crescendo exponencialmente – o consumo de energia global para IA foi significativo em 2024 – e resistir a ela significa ficar para trás. É uma ferramenta que veio para ficar e acelerar muito o nosso trabalho.

Abraços! Tiago – meu LinkedIn https://www.linkedin.com/in/tiagorobertodasilva/

Gosta de IA? Criei um podcast no Spotify só usando o NotebookLM – veja o que acha -> https://open.spotify.com/show/1BTS4YVIiT0noF1BOCAtaw Podcast 

Caso queira ler meu livro sobre “Growth Marketing SaaS B2B“, acesse o Livro na Amazon!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *