Resumo
O texto é um relato pessoal após participar do CRM Zummit, detalhando os principais insights de sete palestras focadas em marketing, vendas, dados e gestão. Os temas centrais explorados incluem o social selling no LinkedIn, com a necessidade de uma cadência saudável de postagens e autenticidade, e a crescente profissionalização do setor de dados com a aplicação de n8n, Python, IA entre outras para predição e segmentação dinâmica. Um ponto de discussão notável é a defesa do marketing como esfera de educação de mercado e branding, em contraste com a hiperfoco em conversão, culminando na cunhagem do termo “Brand-led growth”. Por fim, o texto enfatiza a visão de que a Inteligência Artificial (IA) confere “superpoderes” aos profissionais – não substituição, destacando que o valor reside na orquestração de agentes de IA através de pessoas e processos bem definidos, sublinhando a importância de playbooks documentados para a criação de uma “receita previsível” e governança eficaz.
Contexto
Sou Tiago da Silva, head de growth marketing em saas b2b com mais de 10 anos de experiência em empresas como Conta Azul, nuvini/Effect, Convenia e atualmente em frente à Bússola, liderando times grandes, startup de mid-level faturamento ARR e agora em outubro de 2025 fui num evento de CRM chamado CRM Zummit lá em Floripa e nele vi palestras de marketing, vendas, dados e gestão.
Insights do CRM Zummit 2025
Minhas anotações foram:
PALESTRA 1: “COMO MANDAR BEM NO LINKEDIN”
Na primeira palestra acabei tirando os insights de sempre:
- ter uma cadência saudável de postagens,
- ser autêntico “você mesmo” pois uns posts vai dar meras impressões e outros podem “mini-viralizar no seu nicho”,
- publicar mas também comentar, mandar direct, fazer conexões, “atuar” no público alvo,
- conectar CRM com LinkedIn para montar públicos e segmentar com mais propriedade,
- usar o ads do linkedin para aumentar seu alcance além das conversões (configurar as conversões certinhas por form, opp, vendas),
- fazer na mão se ainda não domina o automágico
- e por aí vai no “social selling”, sabe?
PALESTRA 2: “IA E ANÁLISES”
Na segunda palestra que escolhi (pois hoje os eventos vendem “300 palestras” e você é obrigado a selecionar quais vai focar mesmo perdendo várias outras, faz parte) foquei então em uma de “IA e análises” e foi bem interessante.
Trouxe visão mais técnica que reforça a profissionalização do setor de dados dentro do marketing, conectando ferramentas, integrações, dados, colocando python e IA para trabalhar predição, insights, segmentações, e com isso alimentando campos no próprio hubspot com “notas/leadscore” mas também atribuições, vertentes comportamentais (tendência à compra em algum produto ou consumo de algum tipo de conteúdo específico etc), entre outras “segmentações dinâmicas”.
PALESTRA 3: DIEGO IVO
A terceira palestra que vi foi a do Diego Ivo onde sim é legal, e sim o ponto dele de reforçar o marketing como esfera de educação de mercado e “não de vendas”, colocando de fato cada um no seu lugar e sim isso é o certo, talvez o básico até.
Pois acredito eu isso ter nascido da última década no saas b2b onde o “growth” por si só estava denegrindo a profissão de marketing focando só na conversão (e nem na venda inteira talvez só no PLG self service) deixando de lado a essência do marketing que é o BRANDING, a conexão humana, a publicidade “emocional”, a marca, o comercial do “posto ipiranga”.
Portanto ele já havia tentado se consagrar com o termo “brandformance” e agora ele cunhou o termo “Brand-led growth”, que como marketeiro é pura jogada de marketing da autoria pessoal dele né kk.
Mas sinceramente prefiro ele nos posts do LinkedIn (do que de palestrantes kk) pois além do nervosismo que ele exalou no palco, o conteúdo da palestra ainda não tá bom, foi morna/crua, desconexo com o momento ULTRA latente de IA, agentes, profissão, etc.
Então reforço a leitura q fiz da contínua tentativa dele de se consagrar na terminologia do marketing brasileiro como fundador de algo mais teórico sei lá, do que focar nas tendências monstras que estão acontecendo sabe?
E parece que sou hater do cara fazendo esses comentários? kkk mas eu sou mega fã dele, maior curtidor de todos os posts deles, uso pra inspirar meu time, e vejo ele já um grande vencedor de sucesso e nosso principal “guru” do SEO organico acredito eu hoje em dia, com uma agência absurdamente rica e forte, então nem preciso dizer nada sobre o quão fã sou.
Mas deixei meu relato aqui pois achei q a palestra dele seria sobre IA, aprofundamentos do Vale do Silício sobre GEO e SEO, usar IA no nosso time com deep research, treta de gemini e openai, qualquer coisa que esteja em alta do que relembrarmos os comerciais dos anos 90.
PALESTRA 4: GESTÃO
A quarta palestra que trouxe insights foi mais da parte de gestão onde olhamos pra nossos times com a capacidade de levar colaboradores do ponto A ao ponto B (caminhos, etapas, etc), mas isso serve ao nosso produto ou solução, pois tecnologia se propõe por si só ajudar a sair do ponto A e ir ao Ponto B que geralmente ajudará na produtividade, etc.
PALESTRA 5: “MOTIVO DE COMPRA”
A quinta palestra tirei o insight de fazer uma pesquisa de “motivo de compra” perguntando por que comprou de mim e não do meu concorrente, me ajudando a ter insights.
PALESTRA 6: GTM E VISÕES (VALE DO SILÍCIO)
A sexta palestra foi sobre GTM e visões que foi vista nos últimos 18 meses no Vale do Silício, da Scient, só usando pesquisas e papos dos EUA, foi bem top e reforçou a visão de que IA vem pra nos dar SUPER PODERES, e não nos substituir.
Então pra você ser fera, você precisa dominar tecnologias IA, e milhares de outras habilidades como n8n e outros criadores de IA que conseguem trabalhar com banco de dados, análises, dados, processamento, APIs e tudo mais.
Pois o valor hoje em dia está em ter colaboradores de consigam orquestrar agentes de IA entre a empresa, dando eficiência operacional. Portanto pra se criar bons agentes a empresa precisa ter boas documentações ou seja ter documentado seu “playbook” de como gerar resultado.
Então as empresas que tem seus playbooks mais testados, validados, aprofundados, melhorados, estão conseguindo mais investimento e mais “valor” do ponto de vista dos investidores. Falar de playbooks é falar de registros que são feitos sobre o método da sua empresa gerar receita/resultado, e isso vai alimentando as IAs que trabalham pra sua empresa.
PALESTRA 7: AARON ROSS (IA + PESSOAS + PROCESSOS)
Conecta com a sétima palestra que vi em 2 dias de eventos, que foi do Aaron Ross, falando sobre “IA + pessoas + processos”, ou seja, como o cara que criou praticamente a ideia de registrar o playbook, errar e aprender, definir via processos e pessoas a ESCALAR a receita da empresa.
Sua palestra é praticamente abordando o quão uma empresa sem processos, pessoas desorganizadas, cultura sem o ownership de evoluir os produtos e as vendas, a falta de playbook de documentação de registro do que dá certo ou errado vão tudo se juntando pra não dar certo as coisas.
Então a palestra dele fala que sim no fim é sobre boa orquestração de IA + pessoas + processos, porém até lá precisa ter uma empresa que consiga ter pessoas que sejam habilidosas no hard e soft skill pra criar uma cultura forte nos bastidores da empresa pra daí sim ir documentando os procedimentos necessários de ponta a ponta para a empresa ser eficaz financeiramente.
Então sim: regras, automações, processos definidos, roteiros testados e aprofundados, são junções de pilares que constõe uma “receita previsível”, que é cultura de dia a dia manter processos, pessoas eficazes, IAs que dão super poder (seu setor ou sua empresa faz isso hoje?)?
E Aaron Ross traz isso de modo q sim é desafiador ainda mais no momento q vivemos de mudanças e incertezas, mas levanta o ponto que ele trabalha bem que é via “GOVERNANÇA É TUDO” pois é o “modo” da sua empresa, e o “GTM” atualmente orquestra isso, ditando as hipóteses, possíveis caminhos, garantias, riscos, conseguindo atuar estrategicamente mas também com habilidades de IA avançadas (GTM Engineer), no fim fazendo a “básica de sempre = o que funciona e o que não funciona na empresa? tá validado? vamo pra próxima”.
Hoje quão convicto você está na sua estratégia?
FERRAMENTAS
(que um slide me passou):
humantic ai.
“qualifiquei leads” (vou testar kk)
linkedhelp
dripify
waalaxy
crystal
n8n – treine todo seu time nisso!! e/ou lovable+supabase também
CONCLUSÃO
Por fim, o evento me mostrou que o Aaron Ross não está preocupado em dar nome pra teoria, ele está preocupado em mostrar como usar a IA na nossa empresa e time kk


Deixe um comentário